sexta-feira, 27 de junho de 2008

Biografia de Zé Camurça - 1 (Os primeiros anos)

Zé Camurça nasceu na pequena freguesia de Requiães, no já extinto concelho de Bacurêdo, no dia 30 de Fevereiro de 1963. Sim, 30 de fevereiro... pelo menos é o que está registado na sua certidão de nascimento, devido a um erro do Toni Gomes, presidente da junta, alcoólico, que se encarregava de tratar das papeladas e registos.

A música sempre fez parte da sua vida. Aos quatro anos já acompanhava o pai nos seus concertos de gaita durante os jogos de futebol do Requianense F. C. A mãe também andava na vida artística, era bailarina exótica na casa da Madame Rosalinda Pina Santos.

Distinguiu-se na escola primária, principalmente na disciplina de português, gabado pelo mestre escola como "o melhor nas redacções". As suas histórias, já na altura de um impressionante realismo, contagiavam toda a turma. Data dessa época a sua célebre composição "O guardador de rebanhos" que dizia assim:

"O Manecas leva as ovelhas para o monte ainda antes do Sol raiar. Ao meio dia saca do naco de broa, duas sardinhas, um jarro de vinho e come como um animal. Antes de regressar ao estábulo fode uma ou duas ovelhas, fecha a porta e vai dormir". O Realismo Ultra Doloroso já estava bem presente nesta fase.

(continua)

Sem comentários: